Principal / Destaques / Testes podem evitar segunda onda do Vírus Chinês em Salvador

Testes podem evitar segunda onda do Vírus Chinês em Salvador

SECOM Salvador

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou 176 mil testes para detectar a Covid-19 até o último dia 30. Com a testagem, é possível acompanhar o crescimento do número de casos positivos na cidade. São dois tipos de teste: um é realizado na fase aguda da doença, entre o 3º e 7º dia em que o paciente apresentou os primeiros sintomas, e o outro a partir do 7º dia. A coordenadora do Laboratório Central do Município (Lacen), Olivete Borba, ressalta que o serviço de testagem é imprescindível para frear a disseminação da doença.

“Precisamos testar para que as pessoas identificadas como positivas possam cumprir o isolamento. Hoje, há muitas sendo diagnosticadas, porém assintomáticas. Mesmo não tendo sintomas ou apresentando-os de forma leve, o cidadão é portador do vírus e pode transmitir para alguém que tenha uma complicação”, alerta.

Sendo assim, Olivete garante que é possível identificar uma segunda onda através dessa testagem, caso surja na cidade. “O município continua testando a população e, com isso, estamos preparados para detectar uma nova onda.

A Prefeitura está dando a resposta para a população que precisa dos serviços”, salienta.

Nas unidades de saúde estão sendo realizados os testes com as pessoas que apresentam sintomas leves. Para quem apresenta sintomas mais graves, a testagem é feita nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs e PAs) e gripários. “Quando uma pessoa vai para a unidade de saúde, faz o teste e é identificado que ela tem sintomas mais graves, é contactada uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que a leva para o serviço de urgência”, explica.

A recomendação da SMS é que, caso o cidadão perceba algum sintoma, procure a unidade básica de saúde mais próxima da residência. O local estará apto a realizar o acolhimento do paciente e, caso seja constatado a suspeita do Covid-19, o mesmo será encaminhado para fazer a testagem e confirmar ou descartar a doença.

Números – Desde o dia 28 de setembro, apenas as unidades básicas de saúde já realizaram 1.847 testes rápidos. Deste total, 269 exames tiveram resposta positiva para a doença. De acordo com dados obtidos no portal da Transparência da SMS, que mostra índices relacionados à Covid-19 em Salvador, há quase 93 mil casos confirmados da doença na cidade. Deste total, 90 mil casos foram curados. Foram registrados 2.676 óbitos em função da Covid-19.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Aleluia pede prorrogação da suspensão da renovação de frota para taxistas, motoristas de aplicativos, vans escolares e transporte de turismo

A quase um mês de concluir seu primeiro mandato como vereador na capital baiana, o ...

1 Comentário

  1. Ótimo trabalho!
    Após perder muito tempo na internet encontrei esse blog
    que tinha o que tanto procurava.

    Parabéns, Gostei muito.
    Meu muito obrigado!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *