Principal / Destaques / Tinoco defende a reabertura das praias para atividades esportivas

Tinoco defende a reabertura das praias para atividades esportivas

O vereador Claudio Tinoco (DEM), presidente da Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Relações Internacionais da Câmara Municipal, intermediou na tarde de terça-feira (1º) uma reunião virtual com representantes de esportes individuais. O encontro se deu após o prefeito ACM Neto anunciar que a Prefeitura estuda liberar parcialmente as praias para a prática de atividades esportivas.

Claudio Tinoco defendeu essa possibilidade. “No início de junho protocolei um projeto de indicação na Câmara pedindo a liberação de atividades aquáticas individuais no mar. A Prefeitura, neste momento, começa a estudar uma futura reabertura gradual das praias para a prática esportiva, o que é uma vitória para o setor e para os atletas que precisam se preparar. Agradeço, inclusive, ao secretário Luiz Carreira pela receptividade e dizer que confio no protocolo que será montado pela Prefeitura nas próximas semanas”, afirmou.

Distanciamento – Dentre as ações sugeridas pelo atleta José Augusto, vice-presidente da Confederação Brasileira de Stand up Paddle e presidente da Associação Baiana de Stand up Paddle, está a demarcação na areia de área de entrada e saída com prancha para evitar atrito com praticantes de outros esportes. “Existem ações que podem ser tomadas para garantir o distanciamento entre as pessoas que praticam o esporte e que são importantes neste momento. Tudo funciona caso haja uma fiscalização efetiva da Prefeitura”, explicou.

Cleber Castro, atleta e presidente da Federação Baiana de Triathlon, explicou que ao longo da pandemia a União Internacional de Triathlon se reuniu com a Organização Mundial da Saúde para definir protocolos de saúde para a prática da atividade. Segundo ele, todo esse procedimento foi repassado para a Confederação Brasileira de Triathlon e a Federação Baiana, que poderá ser reproduzido em Salvador.

“Somente neste ano, Salvador receberia 12 eventos de triathlon e suas variações. Em fevereiro, por exemplo, nós tivemos duas provas aqui na cidade. O triathlon é uma atividade ao ar livre e que tem pouco – ou nenhum – contato. Além disso, é uma atividade que não reúne tantos competidores como em prova de corrida, por exemplo. As provas aqui em Salvador chegavam a 250 pessoas, enquanto em corridas iam até 5 mil”, lembrou Cleber.

Dentre os protocolos sugeridos por Cleber Castro durante a reunião estão, por exemplo, a largada em ondas, em vez de todos ao mesmo tempo, a definição de um distanciamento entre as bicicletas, regramento para ultrapassagens, além de mais de um corredor na chegada das corridas. “Acreditamos que o protocolo sugerido pela União Internacional confere toda a segurança necessária. Ele já foi testado e poderá habilitar na prática das provas na cidade”, afirmou Castro, que destacou que o encerramento do Campeonato Brasileiro de Aquathlon poderá ser realizado em Salvador no final do ano, caso haja a liberação da prática esportiva. A reunião também teve a participação de Luiz Carreira, secretário municipal da Casa Civil.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Marido de Dayane Pimentel é peso morto em Salvador, aponta site

A coluna de bastidores do BNews, Sombra do Poder, descreveu o marido da (ex) “Federal ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *