Home / Destaques / Traficante mais temido do mundo, El Chapo, começa a ser julgado nos EUA

Traficante mais temido do mundo, El Chapo, começa a ser julgado nos EUA

Divulgação Mário Guzman / Agência Lusa/ Agência Brasil

O temido chefe do tráfico mexicano Joaquín “El Chapo” Guzmán, acusado de liderar o maior cartel de drogas do planeta e de enviar cerca de 155 toneladas de cocaína aos Estados Unidos durante 25 anos, começou a ser julgado nesta segunda-feira (5), em Nova York, sob medidas de segurança máxima. Dois jurados pré-selecionados manifestaram seu temor com represálias e foram descartados, no primeiro dia do maior processo por narcotráfico da história dos Estados Unidos. O júri em processo de seleção – 12 titulares e seis suplentes – deverá decidir se El Chapo, considerado o maior traficante do mundo depois da morte do colombiano Pablo Escobar, é culpado ou não de 11 crimes de tráfico e distribuição de drogas, posse de armas e lavagem de dinheiro. No processo, que vai durar mais de quatro meses, o juiz Brian Cogan e advogados das duas partes entrevistaram nesta segunda-feira 45 potenciais jurados de uma centena, e descartaram 17, entre eles duas mulheres que disseram temer por sua vida.

Uma mulher disse que se sentia insegura e nervosa. “O que me assusta é que sua família pode vir atrás dos jurados e seus familiares”, expressou. E disse saber que dois dos filhos de El Chapo “estão dirigindo seu negócio e estão sendo procurados”. O juiz tentou tranquilizá-la, mas acabou sendo eliminada do júri. Para evitar riscos, os nomes dos jurados foram mantidos anônimos, e serão escoltados por oficiais armados até a corte. (AFP Press)


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

Gamil Föppel silencia Fabrício em debate que abordou questões básicas da advocacia

Em um dos momentos mais calorosos do debate realizado hoje à tarde na Rádio Metrópole ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.