Principal / Breaking News / Treinar para Empregar certifica primeiras turmas de Excelência em Saúde

Treinar para Empregar certifica primeiras turmas de Excelência em Saúde

Um total de 291 certificados foi entregue, na tarde desta quarta-feira (13), aos concluintes da primeira turma dos cursos de capacitação em Excelência em Saúde, do programa Treinar para Empregar. A entrega foi realizada com as presenças da vice-prefeita e secretária de Governo (Segov), Ana Paula Matos; da titular da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), Mila Paes; e do diretor em exercício do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial na Bahia (Senac-Ba), Luís Carlos Abreu.



A ação é fruto de uma parceria entre a Semdec e o Senac, e tem como finalidade oferecer conhecimentos e técnicas utilizadas nos ambientes de saúde, aumentando as chances de empregabilidade, principalmente diante da chegada de novos empreendimentos da área em Salvador, a exemplo da rede Mater Dei. O Treinar para Empregar busca identificar, nos bairros e comunidades ao redor dos empreendimentos, pessoas com potencial para que sejam capacitadas e inseridas nas oportunidades.

“Esse programa tem a perspectiva maravilhosa de inserir as pessoas no mercado de trabalho. Estamos buscando atrair novos investidores, mudar a nossa matriz econômica e trazer mais emprego e renda para a cidade, aproveitando a mão de obra local”, explicou a vice-prefeita.

Bruno Concha SECOM

Funcionamento – Os cursos de curta duração foram iniciados no final de julho, nas modalidades presencial e virtual, embasados no conceito de trilhas formativas, com cargas horárias que variam de 20h a 40h. Os participantes foram capacitados em Higienização Hospitalar, Copeiro Hospitalar, Técnicas de Porteiro, Teleatendimento em Serviços de Saúde, Estoque de Mercadorias, Atendimento em Farmácia, Humanização Hospitalar e Aperfeiçoamento em Técnicas de Nutrição e Dietética.

Durante as aulas, foi aplicada uma metodologia participativa, com o intuito de preparar e estimular o trabalhador a desenvolver aptidões e competências emocionais, para concorrer a uma vaga no mercado de trabalho.

“Temos observado a chegada de grandes grupos com grandes investimentos na área de saúde, criando a expectativa de que Salvador se torne um pólo de referência em saúde do Norte e Nordeste”, afirmou a secretária Mila Paes.

Até novembro próximo, 900 pessoas devem ser treinadas em Excelência em Saúde. O público-alvo é composto por pessoas com idade a partir de 18 anos, Ensino Médio completo e em busca de oportunidade. Segundo Mila Paes, essa é a finalização da primeira etapa do programa-piloto, lançado em parceria com a Mater Dei.

“O programa trabalha duas frentes. Uma capacita o cidadão nas diversas carreiras e a outra sensibiliza empresários e empreendedores, para criação de vagas, que substituam a exigência por experiência em carteira, por horas de capacitação”, acrescenta a gestora.

O diretor em exercício do Senac-Ba, Luís Carlos Abreu, contou que o aproveitamento dos alunos tem sido muito bom.

“Nossa expectativa é concluir o treinamento para o mercado de trabalho, na área de saúde, até o final do ano. Os treinamentos ocorreram normalmente, respeitando os protocolos sanitários contra a Covid-19”.

Programa – Lançado em março pela Prefeitura, o Treinar para Empregar busca, através da qualificação, aumentar as chances de empregabilidade dos trabalhadores soteropolitanos, que não têm experiência profissional. Até o momento, diversas turmas já foram formadas em cursos como Operador de Telemarketing, Manutenção de Notebooks e Almoxarife, Supervisor de Logística, Manutenção de Tablets e Smartphones, Operação de Distribuição e Operação de Atendimento de Delivery. Já o Excelência em Saúde foi criado no final de julho, com a realização de seis cursos de curta duração. Outras turmas seguem com aula em andamento. Informações sobre a abertura de novas turmas podem ser obtidas no Instagram pelo perfil @semdecsimmsalvador.

 

 

 



Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Aula pública gratuita de Yoga volta ao MAM neste domingo (17)

O Coletivo Ser Yoga (CSY) volta a promover aula pública de Hatha Yoga no Pátio ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *