Home / Destaques / USF Vila Canária vai ampliar atendimento médico na região de Pau da Lima

USF Vila Canária vai ampliar atendimento médico na região de Pau da Lima

Valter Pontes SECOM

Os cerca de 16 mil moradores de Vila Canária e adjacências passam a ter atendimento médico mais próximo de casa, essencial neste momento de pandemia da Covid-19, com a Unidade de Saúde da Família do bairro (USF) construída pela Prefeitura. O equipamento foi entregue nesta quarta-feira (3) pelo prefeito ACM Neto, acompanhado do vice Bruno Reis e do secretário municipal da Saúde, Leo Prates.

Localizado na Rua Coronel Sá, s/n, a unidade é fruto de uma antiga reivindicação da comunidade local. Com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, a estrutura tem capacidade para atender cerca de 650 pessoas por dia, através da atuação de quatro equipes de saúde da família e quatro para atendimentos odontológicos. O prefeito ressaltou que a USF Vila Canária é mais um exemplo do esforço da gestão municipal em expandir a atenção básica de saúde na cidade. Por exemplo, somente o Distrito Sanitário de Pau da Lima, no início de 2013, o índice era de apenas 8,5% de cobertura. Em 2020, saltou para mais de 62% e, até o fim deste ano, chegará a 74,4% com a entrega de mais duas USFs: Gal Costa e São Marcos II.

“Quanto mais a cidade investe na atenção básica, menos ela vai precisar investir em urgência e emergência. Nesse período de pandemia, mais do que nunca, a palavra prevenção terá força na área de saúde para preservar vidas”, disse ACM Neto.

O secretário Leo Prates avaliou que a área da atenção básica é a mais importante de todas as etapas do Sistema Único de Saúde (SUS). “É ela quem cuida das doenças na fase inicial, na prevenção. É uma área que consideramos tão importante que estão sendo feitos esforços para entregar unidades de saúde como está, a nona somente neste período de pandemia”, destacou.

Estrutura – A estrutura física da USF Vila Canária possui salas de consulta médica, de coleta e de vacina, além de recepção e área administrativa. Dentre os serviços complementares disponíveis estão curativos, nebulização, preventivo, realização de visita domiciliar, marcações, entrega de medicamentos e confecção da segunda via do Cartão do SUS.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

Secis promove ação de plantio com espécies da Mata Atlântica

A Mata Atlântica tem grande importância ambiental para o Brasil. Com intuito de valorizar e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.